Altair Lopes Xavier

Home | Química & Vida | Sou Assim | A Estrela de Áquila | Links Favoritos | Experiências | Recordações | Curriculum Vitae | Apresentação
Farmanguinhos - FIOCRUZ

testeira_30anosfarmanguinhos.jpg

Farmanguinhos ocupa três campi no Rio de Janeiro. Um em Manguinhos, onde está a sede da Fiocruz, e os outros dois em Jacarepaguá.

Meu trabalho se desenvolveu nos anos de 2000 a 2002, quando ainda só existia o campi de Manguinhos, à rua Sizenado Nabuco, 100.

O endereço atual:

Av. Comandante Guaranys, 447 - Jacarepaguá
22.775-610 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel:  (5521) 3348-5080
Visite o site:
http://www.far.fiocruz.br

Horizontal Divider 1

A melhor das minhas fases profissionais
 
A Fiocruz aconteceu para mim num momento difícil por haver perdido meu primeiro e único emprego, estar com 42 anos e abatido ainda com a perda.
Foi o que considero minha conquista profissional, por ter encontrado sem ajuda, através de anúncio em jornal e, por se tratar de ser Fiocruz. O nome já amendrontava um simples analista de cromatografia que só sabia de açúcares e polióis, mesmo assim limitado.
 
Trabalhar com equipamentos de ponta e na produção de fármacos era um novo desafio para quem só sabia de açúcares e polióis limitadamente e conhecia cromatógrafos CG, balanças analíticas analógicas, etc.
 
O primeiro apoio veio de uma colega (hoje amiga a quem devo muito), Cristiane de Oliveira, que muito ensinou e ajudou em todo tempo que esteve por lá.
 
Trabalhava no turno da noite, realizando análises de produtos intermediários e finais diversos, destacando-se os retrovirais, em voga e com muita polêmica no mercado internacional, graças a atuação da Dra. Eloan Pinheiro, diretora na época.
 
Ali, com toda certeza, realizei-me profissionalmente.
Fazia o que gostava e estava cercado de tecnologia e apoio para isso.
Eu vibrava a cada cromatograma que conseguia enxergar na tela dos computadores, fruto de carinho e cuidado para produzí-los.
Conheci muitas coisas novas, técnicas e pesquisas, organização e normas ligados ao setor farmacêutico. 
 
Tinha na Dra Shirley Trajano a imagem daquela para quem eu trabalhava, por ser a mesma nossa gerente e ser especial como pessoa. Nunca vi alguém que se dedicasse tanto a seu trabalho e conseguisse ser humilde, doce e sincera como a Dra Shirley. 
 
A relação de medicamentos que analisava é muito extensa e destaco entre outros, Zidovudina, Sulfa-Trim, Enalapril, Diclofenaco, Captopril e tantos outros, dispostos no site da empresa.
 
Não gosto de comentar minha saída dessa empresa, muito mais por ser contratado e pelo fato de não concordar com determinados assuntos internos, que me levaram a pedir minha demissão.

Horizontal Divider 1

Meu laboratório, meus colegas e meus brinquedos.

farmanguinhos-02.jpg
O Luiz ao lado de uma das máquinas que pilotávamos.

farmanguinhos-01.jpg
Esses são o Luiz Cláudio, o Alexandre e o Luciano.

Registro:

A perda de Luciano, colega que aparece ao fundo na foto acima, abalou muito a todos que conviveram com ele em sua breve vida.

Aos 36 anos, Luciano foi acometido de meningite meningocócica na semana passada (setembro de 2008) e deixou esposa e dois filhos menores.

Nós estávamos afastados desdee de minha saída de Farmanguinhos, onde trabalhamos por dois anos juntos mas, sempre presente com suas mensagens  na minha caixa postal, respondia a todos os poucos mail's que lhe enviava.

A última vez que nos falamos por telefone, conversamos muitas coisas do passado e relembramos boas passagens, além de meu pedido para que ele intermediasse minha reaproximação da Shirley, minha eterna gerente.

Em paz no reino lá de cima, tão novo e cheio de vida, sei que estará zelando pelos seus meninos junto ao Pai.

bandeiras0003.gif

Química - Cromatografia - Controle da Qualidade